Depois de descobrir aquilo que parecia ser gelo em Marte, pesquisadores da NASA relatam um outro feito "espetacular" : o solo do Planeta Vermelho é rico em nutrientes. possível formação de geada também encontrados no solo do hemisfério norte do planeta são uma clara indicação de que houve uma vez água em Marte.
A equipe de pesquisa que trabalham com a NASA estam agora tentando determinar se houve vida no passado de Marte.
A descoberta foi descrita como "espetacular" por William Boynton, co-investigador Phoenix da Universidade do Arizona e cientista do TEGA. Ele disse que, com base nos resultados mais recentes, pode-se dizer claramente que a o solo de marte tinha água no passado.
Cientistas da NASA disseram que a análise preliminar feita pelo Phoenix Mars Lander's sobre uma amostra de solo cavado pelo braço robótico da nave espacial indicaram que o solo seja muito mais alcalino do que o esperado. Parece que o solo sobre o Planeta Vermelho contém os requisitos, os nutrientes, para sustentar a vida no passado presente ou futuro ", disse o pesquisador conduzir Sam Kounaves.
"É o tipo de solo que você provavelmente teria em seu jardim, você sabe, alcalino." Ele acrescentou.
Os cientistas acrescentaram que solo de Marte não contém nada que impeça a vida e não há nada de tóxico. Na verdade, o solo marciano, que continham vestígios de magnésio, sódio, potássio e outros elementos, parece ser muito semelhante ao encontrado na Antártica .
"Com o tempo, eu cheguei à conclusão de que é tem uma coisa maravilhosa sobre Marte não é que ele é um estranho mundo, mas que, em muitos aspectos, como em mineralogia, é muito semelhante Terra", disse Kounaves.
No entanto, cientista disseram que, apesar das semelhanças com o solo da Terra, a composição do solo marciano poderia mudar a níveis mais profundos abaixo da superfície.
Fonte: NASA